Quanto você acha que sabe sobre informática? Por menos que seja, certamente você sabe que todo equipamento eletrônico precisa de um programa desenvolvido exclusivamente para ele e que é este programa que faz com que o usuário possa executar todas as ações para as quais foi adquirido, não é mesmo?

Imagine você adquirindo o aparelho dos seus sonhos e na hora que você liga, feliz da vida para começar a usar seu novo brinquedinho, descobre ele não funciona por causa do programa que está desconfigurado ou deu maior pane…Ninguém merece!

A sua programação Mental

Não tem jeito! Seja para acessar a sua agenda de contatos no celular, abrir uma complexa página na web ou ainda para rodar aquele joguinho que você ama e esquece do tempo se divertindo com ele, sempre há uma programação específica, pensada e direcionada para aquilo. Sem a programação correta, o aparelho perde a sua funcionalidade ou fica subutilizado, podendo com o tempo, vir a ser descartado e substituído por um novo e mais funcional.

E você acha que para por aí? Nada disso. E o que vou te contar agora vai te deixar de queixo caído. Você sabia que assim como os aparelhos eletrônicos, o seu cérebro também possui um programa específico que faz com que você seja do jeitinho que você é? Exatamente. E é este programa que define seu comportamento, seus gostos, ações e motivações para a tomada de decisão na vida.

Depositphotos_53688699_l-2015

E olha que isso não é de hoje. Talvez você ainda não saiba disso, mas essa programação começou a se formar quando você ainda era uma criança e observava as atitudes das pessoas à sua volta e tudo o mais que acontecia, o que lhe dava prazer ou fazia sofrer. Tudo aquilo que você vê, ouve e sente, sob um forte impacto emocional, vira uma crença. A partir daí, seu cérebro vai atribuindo significados diversos e muito pessoais a cada situação e você chega à vida adulta cheio de limitações e atitudes que te impedem de evoluir e ser aquilo que você deseja, seja por medo do desconhecido, “medo” de perder, “medo” de não conseguir, “medo” de fracassar ou tantos outras “crenças” que nos acompanham pela vida a fora. Observe que aqui não me refiro à crenças religiosas e sim às coisas em que você acredita e são importantes pra você, das quais você não abre mão. Essas crenças é que são a sua programação mental, são elas que fazem você ter as atitudes que tem e ser a pessoa que é.

A boa notícia é que assim como um programa de computador, suas crenças também podem ser modificadas, alteradas e atualizadas. Está difícil de entender? Vou te ajudar com alguns exemplos

Alguns tipos de crença

Existe uma infinidade de crenças ou programações mentais que impedem você de alcançar aquilo que almeja para a sua vida e, na maioria das vezes, você nem sequer se dá conta disso. Vou tratar aqui de 3 exemplos clássicos para te ajudar a compreender melhor do que estou falando, ok?

Crença que te impedem de ganhar dinheiro – a pessoa cresceu vendo os pais, ou pessoas que ela admirava, criticando quem era rico e dizendo que todo rico era desonesto, ou talvez tenha presenciado situações em que alguém com muitos recursos financeiros tenha agido de forma desonesta e confirmou algo que você já pensava que poderia ser verdade. E aí se formou a crença de que é impossível ser rico e honesto ao mesmo tempo.

Uma pessoa com esse tipo de crença e forte princípios de honestidade, pode toda vez que começar a crescer financeiramente e ganhar muito dinheiro, mesmo que honestamente, se sabotar e talvez perder ou gastar tudo o que conquistou por medo de ferir sua honestidade ou de ser julgada como alguém desonesto. Essa mesma pessoa, pode também rejeitar altos salários e evitará situações em que seja bem remunerada por algo que venha a fazer, com a intenção de se manter inconscientemente no mesmo (baixo) padrão financeiro de sempre.

Crença de que sabotam o Emagrecimento – a pessoa vem de uma família de gordinhos, que promovem frequentes reuniões, regadas à muita comida e bebida. Naquele momentos de alegria e compartilhamento familiar a pessoa está super feliz, fora daquele contexto, tem problemas de auto estima e auto aceitação por conta do seu peso. Inicia-se então uma guerra silenciosas entre o “medo” de ser rejeitado pela família e a vontade de emagrecer.

young woman thinking

Crença que te impedem de ter um relacionamento amoroso saudável – Algumas pessoas crescem em lares sem harmonia e união entre os pais, e sempre ouvindo sua mãe dizer que “homem não presta” e que “todo homem é igual”. Assim ela aprende que aquele era o padrão a ser seguido. Dessa forma ela fica viciada em não ter amor ou a viver relacionamentos conturbados, pois assim ela ganha a atenção das pessoas com pena dela, pois aquilo é o mais próximo que ela conhece sobre amor e ainda, por outro lado, para que ela iria procurar algo melhor se todos os homens são iguais?

Observou como cada um dos exemplos que eu dei segue um padrão de comportamento? Em algum momento, você aprende que a nesse ponto o coaching de emagrecimento desempenha um papel fundamental ajudando você a conquistar seu peso ideal, pois promove um autoconhecimento profundo que te dará a clareza necessária para identificar suas crenças, tanto as que te fortalecem, como aquelas que te atrapalham em algumas áreas da vida e que você nem imagina.

Quer saber mais sobre este assunto? Agende agora mesmo, uma sessão experimental GRATUITA  de coaching de emagrecimento comigo e sinta todo o poder transformador que o coaching de emagrecimento tem.