O final do ano se aproxima e com ele vem aquela ansiedade pelas festas da empresa, amigos secretos, encontros com familiares e todos esses eventos, sem exceção envolvem COMIDA. E pra você quem vem o ano todo focado na dieta e nas atividades físicas, não vai querer jogar todo o seu esforço pelo ralo não é mesmo?

Pensando nisso, montei um cardápio completo, com 10 sugestões de receitas low carb deliciosas para o natal, desde a entrada até a sobremesa que vão te ajudar a passar por esses momentos de felicidade e gratidão sem precisar “meter o pé na jaca”, nem se sentir um ET que rejeita tudo o que lhe é oferecido nas festas, além de ajudar o seu corpo a se manter em forma e saudável. Se você for de convidado para a casa de alguém, ainda tem a opção de ser o destaque da festa, levando algo diferenciado e o que é melhor, saudável para que todos possam ver que é possível comer bem, se divertir e cuidar da saúde, tudo ao mesmo tempo.

Então vamos lá. Já que, pessoalmente, sou uma seguidora e admiradora do estilo de vida lowcarb, o cardápio que pensei é totalmente balanceado e extremamente baixo em carboidratos. Teremos 3 entradas, 2 tipos de saladas, 2 pratos principais, 2 acompanhamentos e 1 sobremesas.

1ª receita: opção de Entradas

Antepasto de berinjela

receita low carb antepasto de berinjela

Você vai precisar de:

4 berinjelas grandes com casca (opcional), cortada em cubos médios (deixe por ½ hora de molho numa vasilha com água e sal para que não escureça enquanto corta os demais itens)

1 pimentão amarelo cortado em cubos pequenos

1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos

1 cebola grande cortada em cubos pequenos

3 dentes de alho picadinho

½ xícara de azeitonas verdes ou pretas picadas

½ xícara de uvas passa brancas (opcional)

1 folha de louro

1 colher de orégano

2 colheres de vinagre  (opcional)

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Pimenta calabresa desidratada (opcional)

Azeite de oliva para regar

Preparo:

Higienize e corte as berinjelas, deixe de molho por ½ hora numa vasilha com água e sal para que não escureça enquanto corta os demais itens. Quando todos os outros ingredientes estiverem cortados, escorra a berinjela e misture com todos os demais. Coloque numa assadeira grande, regue com uma boa quantidade de azeite e leve ao forno por meia hora. Abra o forno, mexa os ingredientes e regue com mais um pouco de azeite. Repita esse procedimento mais 3 vezes a cada 15 minutos. O tempo total de forno será de 1 hora e 15 minutos. Está pronto, acerte o sal se necessário e sirva frio.

2ª receita: opção de entrada

Espetinhos Coloridos

receita low carb para o natal

Você vai precisar de:

  • Tomatinhos cereja de acordo com a quantidade de espetinhos que for preparar, são 3 por cada espetinho
  • Azeitonas sem caroço pode ser pretas e verdes (eu uso as duas pra ficar mais colorido)
  • Cubos de queijo cortados com aproximadamente 1,5 cm quadrados
  • Espetinhos para churrasco

A montagem é super fácil. É só colocar os ingredientes nos espetinhos, intercalando, ou seja, 1 tomatinho, 1 azeitona, 1 cubinho de queijo. Arrume tudo direitinho numa bandeja e sirva. Vai ficar muito lindo na sua mesa de Natal

3ª receita: opção de Entrada

Salada de ovos de codorna

Você vai precisar de:

2 dúzias de ovos de codorna

1 colher de orégano

Salsa, cebolinha e coentro picadinhos a gosto

Sal a gosto

Pimenta calabresa desidratada

Azeite de oliva

Cozinhe os ovos, descasque-os e misture com os demais ingredientes

4ª Receita: Opção de Salada

Mix de folhas refrescante com nozes

receita low carb mix de folhas com nozes

Você vai precisar de:

Alface americana

Rúcula

Manjericão

Acelga

Tomatinho cereja

Nozes

Sal, azeite de oliva e limão a gosto

Preparo: Higienize bem as folhas e os tomatinhos, para retirar as sujidades mais grosseiras, depois deixe de molho numa solução de água clorada entre 15 e 30 minutos, para eliminar possíveis microorganismos. Escorra bem as folhas, corte grosseiramente com as mãos, disponhas-as em uma travessa bonita, corte os tomatinhos ao meio e junte às folhas, salpique nozes picadas em tamanho médio por cima e tempere com azeite, limão e sal a gosto.

5ª Receita: Opção de salada

Salada crocante

salada crocante

Você vai precisar de

2 pepinos japanoses com casca, cortados em cubos

3 Tomates sem as sementes cortados em cubos

½ xícara de Azeitonas sem caroço fatiadas

Palmito picadinho

1 cabeça de brócolis japonês cozido e cortado em tamanho médio

6 castanhas do Pará, cortada em lâminas

Azeite, sal, limão e pimenta do reino a gosto

Preparo: Higienize os pepinos e os tomates, corte-os em cubos, misture com os demais ingredientes e tempere com azeite, sal, pimenta e limão a gosto.

6ª Receita: Opção de prato principal

Cupim assado

receita low carb cupim assado

Você vai precisar de:

1 peça de cupim, com aprox. 1 quilo e meio

½ xícara de vinho tinto seco (opcional)

Manteiga de boa qualidade

1 folha de louro

Azeite de oliva

5 dentes de alho amassados

Sal e pimenta do reino a gosto

Papel alumínio

Tempere o cupim de véspera, com o alho, sal, pimenta e ½ xícara de vinho tinto seco e o louro. No dia em que for servir, embale o cupim completa e cuidadosamente  com duas ou três camadas de papel alumínio de forma a não ficar nenhuma brecha, lembrando-se de antes de embalar, regar com a manteiga já derretida e o azeite de oliva. Leve ao forno médio por aproximadamente 3 horas. Fica uma delícia.

7ª receita: opção de prato principal

Filé de frango recheado

receita low carb file de frango

Você vai precisar de:

2 filés de frango grossos (você vai precisar abrí-los para rechear)

200 grs de bacon cortado em cubinhos

Cream cheese

Alho e cebola

Salsinha a gosto

Ovo e farinha de coco para empanar

Para preparar, comece fazendo o recheio, para isso basta fritar o bacon até ele ficar douradinho, acrescente a cebola e o alho picadinhos, deixe fritar até murchar. Transfira para uma tigela, onde você irá acrescentar o cream cheese e a salsinha picada. Pegue os filés, abra-os ao meio, sem separar as duas partes, coloque o recheio, feche usando palitos de dente. Banhe os filés no ovo batido, e depois empane na farinha de coco. Frite de ambos os lados até dourar, em seguida coloque numa assadeira e leve ao forno, por aproximadamente 20 minutos. Sirva ainda quente.

8ª receita: opção de acompanhamento

Arroz de couve flor

receita low carb arroz couve flor

Você vai precisar de:

1 cabeça de couve flor grande

Azeite

2 dentes de Alho picadinho

1 cebola pequena picadinha

Sal a gosto

Pimenta branca moida (opcional)

Para preparar, comece higienizando o couve flor, corte em pequenos pedaços e passe no processador até ficar parecidos com grãos de arroz. Frite o alho e a cebola no azeite, junte o couve flor, o sal e a pimenta, mexendo sempre. Coloque meio copo de água, mexa bem e abafe a panela por 5 minutos. Está pronto.

9ª receita: opção de acompanhamento

Farofa festiva

receita l festivalow carb farofa

Você vai precisar de:

300 grs de bacon picadinho

2 linguiças toscana, sem a pele

2 dentes de alho picados

2 cebolas picadas

2 ovos cozidos e picados

½ xíc. De repolho fatiado fininho

½ xic. De cenoura ralada fininho

1 xícara e meia de faria de coco

Temperinhos verde a seu gosto

Para preparar, comece fritando o bacon e a linguiça até ficarem bem dourados, acrescente a cebola, o alho, o repolho, a cenoura, e os ovos cozidos, misture bem, coloque a farinha de coco. Finalize com os temperos verdes finamente picados, se necessário acerte o sal.

10ª Receita: Sobremesa

Pudim Low carb por Jana Santoro do blog Gostoso sem carboidrato

pudim

Você vai precisar de

3 ovos

1 lata e meia de creme de leite

3 colheres de adoçante Tal e Qual

1 colher

1 colher de leite em pó Molico

200ml de água

Para preparar comece caramelizando uma forma de pudim com 2 colheres de adoçante culinário, tipo Tal e Qual até ficar douradinho, acrescente 3 colheres de água até dissolver. Reserve

Coloque no copo do liquidificador, 1 lata e ½  de creme de leite sem o soro (tem que ser o de lata), 1 colher de sopa de leite em pó Molico, 200ml de água, 1 col de sopa de Tal e qual e 3 ovos. Bata por 3 minutos. Despeje a mistura do liquidificador na forma caramelizada e leve ao forno médio, para assar por 35 a 40 minutos em *banho maria (*coloque a forma do pudim dentro de uma outra forma maior com água e asse no forno).

Bem, essas são apenas algumas sugestões pra quem não quer sair da linha, mas tente sentir prazer para que se sinta bem. Não adianta fugir dos alimentos da dieta tradicional e ficar chateado, mal humorado e com a sensação de estar sendo punido.

O ideal é que você esteja atento para as quantidades e a composição do que poe pra dentro do seu corpo e o resultado que esse alimento vai te trazer. Lembre -se que as festas de final de Ano passam e os resultados da comilança ficam.